2,8 bilhões de pessoas utilizavam redes sociais até o final de 2016, segundo a Hootsuite. No Brasil, 94,4% das empresas estão presentes nas redes sociais, de acordo com o Social Media Trends publicado neste ano.

Poderíamos usar esse post apenas para mostrar dados sobre como as redes sociais são importantes e devem ser usadas como parte da sua estratégia de marketing e vendas.

Crescer  nas redes sociais pode aumentar o tráfego para o site de sua empresa e torná-la conhecida de pessoas que, d e outra maneira, nem saberiam que você existe.

Mas entre toneladas de artigos e conteúdos sendo compartilhados em tempo real nas redes sociais, não é difícil ficar soterrado e ver seu conteúdo se perder.

Por isso, é fundamental criar conteúdo altamente compartilhável, para ser notado nas redes sociais e ganhar a atenção de seu público-alvo.

Quer saber como fazer isso? Veja nossas dicas abaixo.

Crie conteúdo com sua audiência em mente

Postar apenas notícias sobre você e seu negócio gera dificuldade em atrair leitores. É interessante que esse tipo de conteúdo seja publicado esporadicamente. Porém, dificilmente as pessoas terão interesse em compartilhá-los.

Por isso, pense em criar posts que seu público-alvo irá gostar de ver. Conselhos preciosos sua audiência público irá achar útil o suficiente para compartilhar nas próprias redes sociais.

O primeiro passo para isso é definir as personas de seu público. Para tal, você precisa de usando dados demográficos básicos, cargos, desafios, como sua empresa se relaciona com esses públicos-alvo, etc. Isso ajudará a moldar sua narrativa!

Quer um exemplo? Uma clínica de dermatologia pode publicar dez dicas essenciais para cuidar da pele no verão. Um advogado de família pode publicar o passo a passo para se divorciar, e por aí vai.

Use em suas redes sociais conteúdo de consumidores

Já pensou em envolver seus clientes na produção de conteúdo para suas redes sociais? Essa é uma tendência crescente no marketing digital.

Essa estratégia de “conteúdo gerado pelo usuário”, permite que seu público se torne embaixador de sua marca. Uma vantagem desse formato é ampliar a variedade do formato de publicações.

Além disso, quando um cliente adiciona sua voz à estratégia de marketing aumenta a autenticidade e, ainda, amplia as chances de compartilhamentos.

Para se ter uma ideia, postagens de conteúdo gerado pelo usuário apresentam engajamento 28% maior do que as postagens de marca padrão.

As taxas de conversão também crescem em 29%, segundo a Adweek, por chamar a atenção de quem quer opiniões para tomar decisões de compra.

Estabeleça sua credibilidade com o conteúdo

Confiança e credibilidade são fundamentais para que as pessoas queiram compartilhar seu conteúdo.

Por isso, invista em fontes confiáveis, apuração de dados citados de nomes confiáveis e nunca publique nada sem verificar a veracidade. Assim, seus leitores vão perceber que você está fazendo sua lição de casa.

Nada de achismos e frases que representam lugar-comum. Encontre canais competentes em seu setor ou sobre assuntos relacionados a seus interesses.

Capriche no formato do conteúdo

Às vezes, apesar do conteúdo incrível, o formato como ele aparece não facilita a gerar interesse por compartilhar. Anote algumas dicas para tornar o conteúdo de suas redes sociais compartilhável:

  • Prefira parágrafos curtos, com muito espaço em branco. Facilita a leitura e é mais atraente para os olhos.
  • Aproveite os recursos que o design te oferece: inclua marcadores, destaques de texto, palavras em negrito, tags, etc. Mas um ponto essencial: mantenha o equilíbrio.
  • Adicione imagens, vídeos e até infográficos.
  • Inclua botões de compartilhamento social visíveis para facilitar a distribuição

Convide sua equipe a produzir conteúdo

Essa dica segue raciocínio parecido ao de pedir aos clientes que criem conteúdo para suas redes sociais. Alguns funcionários são verdadeiros defensores da marca e, como também têm seus seguidores sociais, conseguem atrair pessoas como entusiastas de sua marca.

Por isso, você deve incentivar esses funcionários a trabalharem com o marketing na hora de criar conteúdo interessante.

Atente-se ao fato de que você não deve forçar os funcionários a participar, mas você pode incentivar tais ações, se necessário.

Vale lembrar que departamentos de marketing ou agências que fazem esse trabalho são responsáveis pela criação de conteúdo e ativos. Mas todos os departamentos de uma empresa podem se envolver nesse trabalho em prol de resultados positivos.

Pesquisas do MSLGroup mostraram aumento de 561% em compartilhamentos ao serem publicadas por funcionários em comparação com as mesmas mensagens vindas de canais sociais oficiais da marca.

Conclusão

É claro que nem todo post irá de uma hora para outra receber milhares de compartilhamentos nas redes sociais. Pode ocorrer, inclusive, daquele que você mais espera que bombe, não decole.

Mas as dicas acima já vão te ajudar a aumentar compartilhamentos e melhorar o tráfego de seu blog.


Deixe nos comentários alguma estratégia que já funcionou para sua marca ou algum problema que você tenha enfrentado com conteúdos para sua marca.